Por que a Floresta Amazônica é Importantíssima?

Por que a Floresta Amazônica é Importantíssima

A Floresta Amazônica, assim como as demais em todo o planeta, é importantíssima porque sem ela não teríamos fluxo de água doce, pois, é ela, e as demais florestas que produzem chuva e regulam o clima. Vamos ver em detalhes Por que a Floresta Amazônica é Importantíssima?

A Floresta Amazônica cobre boa parte do noroeste do Brasil, se estende até a Colômbia, o Peru e outros países da América do Sul. Ela é ainda a maior floresta tropical do mundo, famosíssima por ter a maior biodiversidade da Terra.

  • Clique AQUI para fazer a sua doação e conheça o Crowdfunding S.O.S. Amazônia Soberana!
  • Conheça nossa página no Facebook, clique AQUI.

A fauna da Floresta Amazônica é riquíssima. Inúmeras espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados habitam esse ambiente. Como:

  • Onças,
  • Macacos,
  • Ariranhas,
  • Jacarés,
  • Tucanos,
  • Cobras, dentre outros animais.

Ela tem milhares de rios como seus afluentes, dentre eles o grandioso rio Amazonas, com 6.992 km de extensão, é também o maior rio do Planeta Terra.

Você sabia que cerca de 20% da água doce do planeta circulam na bacia Amazônica?

Ademais, a Floresta Amazônica permite a formação do que é chamado de “rios que voam”, pois é por meio da evaporação das águas das florestas tropicais que se formam as chuvas que irrigam plantios, as cidades e seus reservatórios.

Outro ponto importante é que ela, além de regular o clima local, remove da atmosfera o CO2 (gás carbônico), o gás que provoca o efeito estufa e aquece o planeta e alterando o seu clima.

As florestas também têm um papel importante na fertilidade do solo e no controle de espécies e está provado que plantações próximas de florestas não precisam utilizar agrotóxicos em excesso e têm maior produção de água para irrigar suas plantações.

No entanto, nós do S.O.S. Amazônia, acreditamos que há como promover um ambiente de desenvolvimento sustentável para a nossa Floresta Amazônica. Contudo, deve ser construído um amplo diálogo, sem interferência internacional, com toda a comunidade científica, a classe política e a população Amazônida, com a finalidade de se encontrar o melhor caminho para esse desenvolvimento sustentável.

Não podemos negligenciar que dentro da Floresta Amazônica vivem milhões de pessoas e elas necessitam suprir suas necessidades como seres humanos.

Portanto, faz-se urgente atender as necessidades dos habitantes da Floresta como logística, saúde, segurança, educação, cultura, diversão e etc… Ou você quer que os nossos irmão Amazônidas vivam como animais e sem nenhum conforto, segurança, saúde, educação e etc?

Veja também: Banho de Floresta combate doenças

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.