O índio brasileiro e sua cultura

O índio brasileiro e sua cultura

O que de melhor podemos destacar para que fique gravado em nossa mente é que não há uma cultura indígena e sim, várias! Cada tribo desenvolveu suas próprias tradições musicais, religiosas, artesanatos, festivas, dentre outras. Vamos conhecer o índio brasileiro e sua cultura?

Cada uma destas culturas deve ser preservada porque faz parte da nossa história e, com certeza, cada um de nós em algum momento de nossas vidas já vivenciamos algo de nossos irmãos mais antigos!

  • Clique AQUI para fazer a sua doação e conheça o Crowdfunding S.O.S. Amazônia Soberana!
  • Conheça nossa página no Facebook, clique AQUI.

Contudo, o índio brasileiro evoluiu e com esta evolução surgiram novos modos de viver, de se relacionar e novas necessidades da vida moderna que, em que pese alguns negarem, já é parte da vida cotidiana do indígena.

Más, o objetivo deste texto é mostrar a sua cultura e em outro artigo falaremos sobre como imaginamos o índio brasileiro totalmente integrado ao Século XXI, sem deixar para trás a sua cultura.

Não obstante, vale a pena ressaltar que a nossa cultura, se é que podemos dividir os brancos dos índios, é muito bem lembrada, mas já é coisa do passado que serve para conhecermos os costumes de nossos ancestrais. Porém, estamos vivendo todos os benefícios da era moderna!

Importante também lembrar que a palavra “índio” é uma criação dos europeus para designar quem vivia no Extremo Oriente. Portanto, a “identidade indígena” surgiu para se opor à europeia após o advento do colonialismo.

Nós, do S.O.S. Amazônia, por exemplo, não gostamos da ideia de nos referirmos aos índios e aos demais braseiros com distinção. Assim como não temos o hábito de distinguir nenhuma outra “espécie” de ser humano. Todos somos 1.

De todo modo, ao falar sobre a cultura indígena, devemos trata-los como um povo único, apesar de ser de fundamental importância ressaltar que no Brasil existem aproximadamente duzentos e trinta tribos distintas.

Por isso, para tentar compreender seu conhecimento, história e costumes é essencial estudar para entender como sua cultura ainda influencia nossa vida cotidiana. Desde os tipos de alimentos, palavras incorporadas à nossa língua ou contos populares, essa influência é muito marcante.

Devemos frisar, entretanto, que uma cultura não é estática, ou seja, ela está em constante metamorfose e recebendo influências a todo o momento. Afinal, podemos percebê-la na literatura, no carnaval de rua, nas artes, nas músicas populares, na música clássica e em diversos outros aspectos.

E você deve estar se perguntando quando é que falaremos sobre a cultura indígena brasileira.

Então, nós não temos a pretensão de “fechar” uma explicação sobre nada, nem ninguém. Aqui no S.O.S. Amazônia gostamos de estimular a curiosidade, de “provocar” o diálogo e por isso sugerimos que você inicie sua reflexão sobre o assunto.

Depois volte aqui e fale para nós o que você pensa sobre o índio brasileiro e sua cultura e como você acha que eles devem viver em um mundo em constante evolução!

Índios vendem direitos de reserva indígena!

2 comentários

  1. Pingback: Banho de Floresta combate doenças - S.O.S. Amazônia Soberana

  2. Pingback: A verdade sobre o nióbio da Amazônia - S.O.S. Amazônia Soberana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.