Máquina de sucos fabrica os próprios copos

Máquina de sucos fabrica os próprios copos

O estúdio italiano Carlo Ratti Associati desenvolveu uma máquina de suco de laranja que transforma a casca da fruta em copos de bioplásticos impressos em impressora 3D. Estes copos servem para beber o suco e isso um exemplo da economia circular. Máquina de sucos fabrica os próprios copos de bioplástico.

Criado para a empresa global de energia Eni, o Feel the Peel é um protótipo de espremedor de laranja que visa trazer o design circular para a vida cotidiana.

A máquina de suco tem 3,10 metros de altura e suporta até de 1.500 laranjas. Quando alguém pede um suco, as laranjas deslizam para dentro do espremedor, onde são cortadas ao meio e espremidas.

Após ser espremida, a casca de laranja cai em um compartimento transparente na parte inferior da máquina. As cascas coletadas são então secas e moídas para formar “pó de laranja”, que é misturado com ácido polilático (PLA) para formar o bioplástico.

Esse material é então aquecido e derretido para formar um filamento, que é alimentado através de uma impressora 3D incorporada à máquina.

Os visitantes podem ver ao processo de produção do suco de laranja e a impressão dos copos e experimentar o suco espremido na hora.

Ademais, o copo pode ser reciclado após o uso, com o material continuamente quebrado e transformado em novos copos.

Como sempre falamos, é preciso encontrar uma forma de unir o homem ao meio ambiente sem, contudo, prejudicar a evolução da tecnologia e com fins de preservar a natureza.

Conheça o Crowdfunding S.O.S. Amazônia Soberana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.