Dia Internacional da Amazônia

Dia Internacional da Amazônia

Dia Internacional da Amazônia

Isso mesmo, a nossa amada Amazônia tem um dia só para ela. Más, todos nós sabemos que todo dia é dia de celebrar a maior floresta tropical do mundo, que é do Brasil. Todo dia 05 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Amazônia e vamos ver o motivo!

Este foi o dia escolhido com o objetivo claro e merecido de promover a conscientização a respeito desse importantíssimo patrimônio natural do Brasil para uma das maiores reservas naturais do planeta.

Você sabia que essa data foi escolhida por coincidir com a data de criação da província do Amazonas, em 1850, por D. Pedro II?

Ela, tão grande e majestosa, tem aproximadamente 5.5 milhões de km², está presente em 9 países da América do Sul: Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e somente no Brasil está 60% de toda a sua área.

A Amazônia é também o habitat natural de diversas espécies de seres vivos. Um verdadeiro mundo a parte!

dia internacional da amazonia 05 de setembro

Já, a chamada Amazônia Legal está presente em 9 estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso.

Há uma estimativa de que existam em torno de 40.000 espécies de plantas, milhões de diferentes insetos e aproximadamente de 400 mamíferos. Ademais, a Amazônia é uma grande fonte de matérias-primas utilizadas na ciência, na indústria alimentícia e em outro sem número atividades empresariais.

Conheça o Projeto S.O.S. Amazônia Soberana

Outra grandiosidade da Amazônia é o rio Amazonas, o segundo rio mais extenso do mundo com quase 7.000 km de comprimento e mais de mil afluentes. Alguns deles, como o Rio Madeira, o Rio Negro e o Rio Japurá, estão listados também entre os 10 maiores rios do planeta.

E ainda, o rio Amazonas é, de longe, o rio com maior fluxo de água por vazão, com uma média superior que a dos próximos sete maiores rios combinados (excluindo Madeira e rio Negro, que são afluentes do próprio Amazonas).

E é na Amazônia que está localizada a maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de 7 milhões de km², ela, sozinha, é responsável por aproximadamente 1/5 do fluxo fluvial total do mundo e  a sua água, que flui pelos rios amazônicos equivale a vinte por cento de toda a água doce do Planeta Terra.

Abaixo Assinado | Amazônia Nossa – Desenvolvimento Responsável e Sustentável

É também na Amazônia, com 40% do seu território, que está a área do pré-cambriano, que apresenta grandes potencialidades para os depósitos minerais de ferro, manganês, cobre, alumínio, zinco, níquel, cromo, titânio, fosfato, ouro, prata, platina, paládio.

Por tudo isso e muito mais, há quem se arrisque a avaliar a Amazônia sob o ponto de vista financeiro, de sua capacidade de gerar negócios.

Porém, isso não será falado neste texto. Uma vez que aqui procuramos somente mostrar a sua grandiosidade e o quanto ela merece nosso carinho.

Não obstante, a partir de 2019, com a gestão do governo federal, do nosso Presidente da República, o Sr. Jair Messias Bolsonaro, passamos a ter certeza que a Amazônia terá o seu destino, finalmente, merecido.

Confiamos na competência e boa fé de nosso presidente e em sua capacidade de fazer o que de melhor for necessário para o destino da nossa amada Região Amazônica.

Portanto, vamos comemorar, no dia 05 de setembro, o Dia Internacional da Amazônia e durante os demais 364 dias do ano devemos cuidar dela!

Salve a Amazônia!

Sessão Solene comemora o Dia Internacional da Amazônia

dia internacional da amazonia 05 de setembro

3 comentários

  1. Pingback: Crowdfunding S.O.S. Amazônia Soberana - S.O.S. Amazônia Soberana

  2. Pingback: Dia Amazônia foi comemorado na Câmara dos Deputados - S.O.S. Amazônia Soberana

  3. Pingback: Camisetas personalizadas da Amazônia - S.O.S. Amazônia Soberana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.