Como diminuir a temperatura de um ambiente

Como diminuir a temperatura de um ambiente

Na região Amazônica, com clima equatorial, quente e úmido, devido à proximidade à Linha do Equador, e com temperaturas sempre acima dos 30 graus centígrados, é indispensável encontrarmos alternativas de como diminuir a temperatura de um ambiente.

Porém, na grande maioria da Amazônia Legal existem comunidades com pouca ou nenhuma estrutura. Algumas, inclusive, contam com sistema de geração de energia elétrica por meio de geradores. Com isto, o preço da energia se torna sempre muito alto.

Como sempre nos preocupamos em levar alternativas que atuem na melhoria da qualidade de vida do povo Amazônida, sem, contudo, prejudicar o meio ambiente, neste texto apresentaremos  uma forma de diminuir a temperatura de ambientes, com consumo ZERO de energia elétrica.

Pesquisadores da Universidade do Colorado, que fica nos EUA, Ronggui Yang e Xiabo Yin, criaram uma película que é capaz de refrigerar ambientes sem a necessidade de usar gás refrigerador e energia elétrica.

Como diminuir a temperatura de um ambiente

Esta pode ser uma excelente forma da população da região Amazônia amenizar a temperatura ambiente e ter uma vida mais confortável. Também é uma alternativa acessível a todos os bolsos, mais “verde” e tão eficiente quanto ao famoso ar-condicionado tradicional. O estudo foi publicado na revista Science.

A película deve ser fixada sobre o telhado e promete substituir ar-condicionado com zero consumo de energia.

Somente quem vive em regiões com temperaturas e umidade relativa do ar tão altas sabe que é impossível abrir mão de um bom ar-condicionado para suportar o calorão e a umidade, seja em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar. Não é verdade?

Porém, em uma região onde ainda não há muitas oportunidades de se ganhar dinheiro, não é todo mundo que pode se dar ao luxo de ter aparelhos de ar-condicionado em suas casas.

Por outro lado, não podemos desprezar a necessidade de preservar o meio ambiente, porque o ar-condicionado emite gases causadores do efeito estufa (CO² e HFC), ambos ligados ao aquecimento global.

Paradoxalmente, enquanto você se refresca, o ar-condicionado emite gases que aumentam a temperatura da Terra. Mas esta invenção, com ares futuristas, promete aposentar o velho ar-refrigerado.

Como é o funcionamento da película?

A película promove a filtragem dos raios solares que incidem sobre a atmosfera do Planeta Terra e a atmosfera, por sua vez, permite que alguns comprimentos de onda vermelha, que trazem o calor, escapem para o espaço sem nenhum obstáculos.

O que os senhores Yan e Yin conseguiram fazer, foi a conversão do calor indesejado em radiação infravermelha no comprimento exato de onda que o planeta manda de volta.

Ademais, o filme desenvolvido pelos cientistas é feito de polimetilpentano, que por sua vez é um plástico transparente encontrado no comércio e vem com adição de pequenas pedras de vidro. Revestido com prata em apenas um dos lados, o material é transformado em lâminas com espessura de 50 milionésimos de metro.

Após a instalação da película sobre telhado, a face prateada fica do lado de baixo. Desta maneira, a luz solar é refletida pela face prateada através do plástico, e isso impede o aquecimento do ambiente. Além do mais, o calor entre a película e o telhado também é liberado para a atmosfera.

A capacidade de refrigeração da película pode chegar a 93 watts por m². No período noturno, por exemplo, sua capacidade é ainda maior. De acordo com os cientistas, cerca de 20m² da película são o bastante para manter a temperatura de uma casa comum em 20°C em dias em que os termômetros marcam 37°C.

Em matéria publicada na revista “The Economist”, o filme pode ser produzido usando métodos tradicionalmente empregados pela indústria e com custo de aproximadamente 0,50 USD por m².

Saiba como é rápido, fácil e barato instalar um sistema de energia solar [clique AQUI].

Gostou dessa informação? Compartilhe com seus amigos e deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.

1 comentário

  1. Pingback: Seja instalador de energia solar na Amazônia - S.O.S. Amazônia Soberana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.